Uma preocupação para as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais é a dúvida se eles realmente causam ou não o aumento de peso. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que estas pílulas não estão relacionadas com o peso das mulheres que fazem o uso do medicamento.
O estudo envolveu macacos-rhesus, cujo sistema reprodutivo é bem semelhante ao do ser humano e pesquisadores passaram um ano acompanhando os animais. Quando o estudo teve início, as macacas eram obesas e receberam por oito meses anticoncepcionais tomados por via oral, e em uma dosagem que imitasse a que as mulheres tomam. Resultado: os animais de peso normal mantiveram-se com níveis estáveis de gordura e os obesos perderam peso e gordura corporal, cerca de 12%.
Durante a pesquisa, o peso, a alimentação, a gordura do corpo, a massa muscular e os níveis de atividades físicas dos animais foram monitorados. A pesquisa teve seus resultados publicados na revista Human Reproduction.
Por Andrea Gomes
Fonte: Estadão
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?