Na quinta-feira (dia 17 de maio), o Ministro da Saúde Alexandre Padilha apresentou os dados de um balanço feito pelo Ministério da Saúde sobre as taxas de morte devido à dengue.
Segundo o portal do Ministério, o Brasil conseguiu reduzir em 84% o número de mortes causadas por essa doença. O Balanço Dengue 2012 ainda apontou outros dados significativos, como a redução de 58% nos casos da doença e ainda uma redução de 91% nos casos graves de dengue.
No balanço que foi divulgado, pode-se verificar ainda que em 2011 (entre janeiro e abril) as duas cidades que mais registraram casos de morte pela doença foram o Rio de Janeiro e Fortaleza. Na comparação do mesmo período em 2012, houve uma redução significativa. No Rio, de 43 mortes registradas, o número caiu para apenas 15. Já em Fortaleza, de 23 mortes registradas, o número caiu para apenas 5.
Os bons índices apresentados são resultado de uma parceria entre Governo e Secretarias Estaduais, que investiram em ações visando ao monitoramento e o combate à dengue. Nesse conjunto de ações interventivas, podemos destacar que a ação de conscientização da população foi de suma importância para o processo de combate ao mosquito Aedes aegypti, onde a população também percebeu que pequenos hábitos e atitudes poderiam ajudar nessa campanha.
Na apresentação do balanço, também foram citadas as 10 principais ações desenvolvidas, que certamente contribuíram para a redução no número de casos da doença. Entre elas, podemos destacar a intensificação das campanhas na mídia, as parcerias com empresas privadas, a capacitação dos profissionais da área da Saúde, o repasse de verba visando aperfeiçoar a qualidade no atendimento e prevenção da doença, entre outras.
Para conferir mais informações, clique aqui.
Por Thiago José Fernandes
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?