É sabido que qualquer tipo de sangramento cause preocupação, principalmente, quando esses acometem os idosos e as crianças. Um desses sangramentos é o nasal, muito comum de já ter acontecido com alguns sujeitos ao menos uma vez na vida. Apesar de ser uma situação aparentemente inofensiva, algumas vezes ele pode indicar algumas situações mais perigosas.
O sangramento nasal pode ser dividido em duas classificações, essa divisão é de acordo com o local de onde o sangue sai.
Além é claro do sangramento, podem aparecer alguns outros sintomas adicionais, são eles: dor de cabeça, secura no nariz e dor no rosto. O aparecimento destes implica em o sujeito dar maior atenção para o sangramento. Além disso, a avaliação desses sintomas por profissional qualificado permite fechar um diagnóstico e descartar possíveis complicações de saúde.
Não há uma única causa que ocasione o sangramento nasal, mas como a região apresenta muitos níveis de sensibilidade, os traumas sofridos no nariz aparecem como fenômeno muito comum de ocorrer.
Como já foi falado, o sangramento nasal não é uma questão que por si só desperte muitas preocupações, mas é interessante ficar atento a duração e a intensidade do sangue. Há causas mais sérias por trás, mas estas são mais raras de acontecerem. É importante observar se há algum sintoma adicional, como o vômito, as dificuldades respiratórias e a palidez, pois a depender do contexto o sangramento pode está ocorrendo em virtude de uma causa primária. Também é necessário que os pais fiquem atentos quanto as crianças, o sangramento em crianças menores de 2 anos devem ser vistos com atenção e discutido com o pediatra que acompanha o bebê.
Apesar de parecer assustador para muitos sujeitos, o sangramento nasal quando em menor intensidade é fácil de ser estancado, medidas como apertar o nariz, sentar e ficar ereto são formas de controlar o sangramento, pois por certo haverá a coagulação do mesmo. Caso algumas medidas adotadas não funcionem o indicado é procurar auxílio médico.
Valdeilma Freitas
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?