O mau-humor de alguém geralmente vem associado a alguma coisa, como problemas no relacionamento ou stress no trabalho. Porém, quando o mau-humor passa a ser parte da característica de uma pessoa, pode ser considerado um distúrbio psiquiátrico que a medicina chama de Distimia.
Para o mau-humor ser considerado uma distimia é preciso antes passar por uma avaliação de um especialista, que irá medir o tempo de duração do problema e os sintomas que ele irá acarretar na vida da pessoa.
O indivíduo que possui este distúrbio, além do simples mau-humor, irá apresentar outros sintomas como pouca energia e fadiga, dificuldade de concentração, excesso ou falta de apetite e muito sono ou insônia.
Segundo a psiquiatra, a Dra. Lina Nunes Gomes, a doença também pode causar vômitos, náuseas e enxaquecas.
Depois de devidamente diagnóstica, a Distimia poderá ser tratada por meio de psicoterapia e, nos casos mais graves, com antidepressivos. Neste caso, o paciente deve tomar o medicamento por pelo menos 2 anos.
Por Thais Cortez
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?