Muitas mulheres sonham em engravidar em algum momento de sua vida. Uma parte dessas mulheres conseguem realizar esse sonho de forma mais fácil. Outras já passam por um longa espera e no final das contas conseguem receber o seu tão sonhado positivo. E uma terceira parte conseguem engravidar, mas a gravidez é ectópica. E para esse último exemplo, as coisas não serão fáceis. Pois essa é uma gravidez atípica e que traz riscos enormes para a gestante. Veja agora a razão para se ter uma gravidez ectópica e todas as informações sobre ela.
A gravidez ectópica é quando o óvulo que foi fertilizado se encontra fora do útero. Que é o lugar correto para que ele se fixe. E normalmente a gravidez ectópica se caracteriza quando o óvulo se encaixa nas trompas e por lá começa a se desenvolver. E por isso algumas pessoas conhecem a gravidez ectópica como gravidez tubária, que é quando o feto já se encontra nas trompas. Mas, Há casos também que o feto fica em outras regiões como no abdômen, por exemplo.
A gravidez ectópica pode acontecer com qualquer mulher. A taxa de risco fica entre 30% e 50%, que é uma estimativa onde a gravidez ectópica acontece de forma natural sem nenhum motivo aparente. Podemos dizer que foi um acaso mesmo. Mas 2% das mulheres que sofrem com quadro de dores pélvicas, quadro de atraso menstruais sem motivos justificados e crises de cólicas podem sim ter mais chance de ter uma gravidez ectópica. Por isso o ideal é sempre ir ao ginecologista e investigar qualquer sintoma que cause dor ou desconforto, e relatar tudo ao profissional.
A gravidez ectópica pode acontecer por alguns fatores. Eles são os responsáveis por aumentar as chances de que uma mulher desenvolva esse tipo de gravidez. Entre esses fatores estão:
– Ter inflamação nas trompas;
– Ter quadro de inflamação pélvica causado por DST;
– Tabagismo;
– Ter endometriose;
– Ter idade acima de 35 anos;
– Ter feito fertilização in-vitro;
– Ter feito cirurgias abdominais anteriores;
Todos os fatores citados acima podem facilitar que uma mulher tenha uma gravidez ectópica. E é indicado que se passe para o médico ginecologista caso for tentar uma gravidez.
A gravidez ectópica pode se camuflar muito bem em alguns casos e também no início da gestação. Mas, alguns fatores já servem de alerta para as mulheres. Veja quais são esses fatores abaixo:
– Mulheres que tiverem cólicas fortes e dores pélvicas antes de engravidar;
– Pequenos sangramentos no início da gestação;
– Dor intensa no abdômen;
– Aumento do batimento cardíaco sem razão aparente;
– Queda de pressão;
– Quadro de anemia;
Esses sintomas podem indicar que a gravidez seja ectópica, o mais indicado é procurar atendimento médico especializado.
Quando uma mulher descobre que sua gravidez é ectópica, elas devem procurar seu médico obstetra. Pois esse tipo de gravidez pode trazer risco para a vida da gestante. Geralmente o médico analisa qual é o estágio dessa gravidez e como está o desenvolvimento do feto. Se for realmente nas trompas ele vai precisar tirar o bebê para preservar a saúde da mãe.
Geralmente as mulheres que sonharam tanto com a gestação, não aceitam a descoberta da gravidez ectópica. Elas acabam fantasiando que o bebê vai sozinho para o útero e vai ficar tudo bem. Infelizmente a chance de isso acontecer é quase nula. E se essa gestação prosseguir a gestante pode ter hemorragia interna, quadro de infecção grave e até mesmo generalizada que podem levar a morte. O ideal é encerrar a gestação quando o médico detectar o estágio da gravidez ectópica e que não há chance de prosseguir com a mesma.
Essas são as informações mais importantes de uma gravidez ectópica!
Escrito por Cristiane Amaral
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?