O Distrito Federal já iniciou na segunda-feira, dia 30 de março, uma nova fase na campanha de vacinação contra a gripe, agora direcionada aos profissionais da área de saúde. A primeira etapa foi exclusiva para quem é idoso, mas que pode continuar sendo vacinada até o final da campanha, no dia 22 de maio.
O Governo do Distrito Federal relata que essa modalidade foi oferecida apenas na primeira fase da vacinação, com foco nos idosos, para evitar que ficassem aglomerados.
A convocação que até então estava sendo realizada por ordem alfabética também não terá mais validade Nesta nova etapa, a Secretaria de Saúde acabou com o sistema de vacinação chamado de drive-thru, quando a vacina era aplicada dentro do carro, no estacionamento do posto, o que tinha como meta evitar as filas nos postos de vacinação.
Até o final do calendário, dia 22 de maio, a Secretaria de Saúde irá aplicar a vacina em grupos que são chamados de prioritários. Veja:
O Distrito Federal recebeu mais de 216 mil doses da vacina contra a gripe e somente dia 7 de abril está prevista a chegada de um novo lote. Mas o Secretário de Saúde do Distrito Federal afirma que já solicitou ao Governo Federal que esta entrega seja antecipada.
Até o sábado, dia de março, mais de 220 mil idosos do Distrito Federal já tinham sido vacinados contra a gripe, somente no período de uma semana do início da campanha. Este número é maior do que a meta inicial desenhada que era de atender cerca de 200 mil idosos. Isto quer dizer que a meta ultrapassou 8%, chegando ao número de 93% do total de idosos já imunizados na capital.
Esta foi a primeira vez que a campanha de vacinação contra a gripe colocou os idosos, que estão no grupo de risco do novo Coronavírus, e os profissionais de saúde em prioridade para a vacinação.
Pela história, os primeiros a serem imunizados eram as gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e crianças de seis meses a seis anos. Outro ponto diferente da campanha neste ano é que ela foi adiantada de abril para março, por conta da pandemia do Covid-19.
Os profissionais de saúde, bem como os idosos, são os dois grupos que entraram em prioridade na campanha de vacina contra a gripe porque acredita-se que são as pessoas mais vulneráveis ao novo Coronavírus. Lembrando que a vacina não atua na proteção contra o Covid-19, mas contribui no diagnóstico da doença.
Até dia 29 de março mais de nove mil profissionais da área de saúde já haviam tomado a vacina contra a gripe. É importante reforçar que o ideal é evitar filas, para que não se crie uma crise na campanha da vacina contra da gripe, já que não há essa necessidade.
O Detran do Distrito Federal está realizando o controle de tráfego nos entornos dos locais onde estão sendo realizadas a vacinação contra a gripe, além da travessia de pedestre, com o intuito de evitar que aja aglomerações, que é natural que haja um maior movimento tanto de veículos, quanto de pessoas.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?